03 de agosto, 2014 - Belém

Estilo Doppelbock


Uma variação mais intensa e alcoólica do estilo Bock: em alemão, a palavra doppel significa dobro. Geralmente, apresentam notas tostadas e achocolatadas, vindas do malte. O estilo nasceu nas mãos dos monges paulinos, em 1780, com a hoje mundialmente conhecida Paulaner Salvator. Essa cerveja era consumida pelos monges no período de Quaresma, pois era considerada o “pão líquido”. Até hoje, em homenagem a ela, a grande maioria das cervejas do estilo adotam o sufixo “ator”. A Paulaner Salvator é avermelhada e com creme bege de ótima formação. Tem no aroma e sabor notas de caramelo, café, nozes, toffee e mel. Cerveja licorosa e sedosa, perfeita para acompanhar pratos de carne de caça, como javali.

Cerveja na Panela  

(ou melhor, no liquidificador) 

Mais uma fácil e deliciosa receita do amigo “Beer Chef” Artur Bestene, o Drunk Shake.

lBata em um liquidificador três bolas de sorvete de creme, uma dose de cachaça de jambu e 150 ml de cerveja Stout. Pronto! Sirva em taça de Milk Shake e decore com calda de chocolate.

Coisas de Cervejeiro

Vocês já conhecem o BeerStuff? Pois deveriam. O site tem tudo sobre cerveja: copos abridores, coolers e artigos de decoração. Coisas bem legais, como uma mini-geladeira (para uma lata de cerveja) que é alimentada apenas por um cabo USB, e o Beer Hour, aparelho desenvolvido no Japão que deixa sua cerveja em lata com a cremosidade de um chope. www.beerstuff.com.br.

Novidades 

Cervejeiras

O mercado brasileiro terá a honra de desfrutar, a partir deste mês, das maravilhosas cervejas canadenses da Dieu Du Ciel! E ela já chega trazendo 10 rótulos na bagagem. Destaque para a Péché Mortel e Aphrodisiaque, ambas nota 100 no Ratebeer.

l A holandesa Brouwerij’t IJ veio ao Brasil para fazer uma cerveja colaborativa com a paulista Urbana. Será uma Quadrupel Hop com 10,5% de teor alcoólico e atenderá pelo nome de Nieuw West.

Mais lançamentos! Agora a escocesa Harviestoun vem com mais dois rótulos: a pale ale The Ridge e a amber ale Broken Dial. Quem assina o clube de cervejas Have a Nice Beer já provou! São cervejas sem grande complexidade, mas fáceis de beber!