29 de junho, 2014 - Belém

Beer Troppo


Estilo 

Belgian Lambic 

Estilo criado na cidade belga de Lambeek tem como principal característica a forma “ancestral” de produção. A fermentação da bebida acontece espontaneamente em tanques abertos, que mais parecem uma grande piscina, devido à presença dos micro-organismos alojados em todos os cantos da fábrica - que nunca podem passar por uma faxina! Pode até soar nojento, porém trata-se do método mais antigo de fabricação de cervejas, hoje considerado uma obra de arte. Depois de fermentada, a cerveja passa anos maturando em centenários barris de carvalho. Todo este processo resulta numa cerveja extremamente ácida e sem carbonatação e amargor - o lúpulo usado é envelhecido, contribuindo apenas com suas propriedades antioxidantes. A Cantillon Grand Cru Bruocsella é uma verdadeira preciosidade. Extremamente complexa, com notas de frutas amarelas, baunilha, madeira, couro - isso mesmo! - e mel. Na boca, sua acidez evidente convida a um próximo gole. 


Templo da Cerveja:

Yard House, em Miami Beach

Esta rede americana de bares tem vários estabelecimentos Estados Unidos afora, mas vou indicar a unidade de Miami por ser a mais próxima de Belém (principalmente depois do tão sonhado voo direto) e por ser um oásis no meio de uma cidade que não valoriza tanto as cervejas artesanais. Como fica próximo da Lincoln Road, tradicional reduto de compras da cidade, dá para fazer um pit stop, de preferência bem demorado, para aproveitar a vasta carta de chopes. Fora as cervejas da casa, no dia em que visitei o bar, tinham disponíveis incríveis 124 torneiras jorrando chopes de todos os estilos. Aproveite para degustar as cervejas produzidas na Flórida, como as Funky Buddha e Cigar City, ou provar a seleção de sazonais. Aos amantes do lúpulo, as opções de IPA’s são excelentes, inclusive pode-se pedir uma mini-degustação com seis copinhos de rótulos variados (chamados samplers). Se a fome bater, o cardápio é bem extenso e tem opções para todos os gostos. Pensando bem, esqueça a ideia de pit stop e passe o dia inteiro lá...


Novidades 

Cervejeiras

Chegaram ao país as cervejas americanas da North Peak, dona de um belo brewpub localizado no norte do estado de Michigan. São três rótulos: Amber Ale, Session IPA e Wheat IPA (india pale ale com trigo).

Com certo atraso, a cervejaria Dama Bier lança sua cerveja para a Copa do Mundo. Uma American Lager com dry hopping de lúpulo Citra. Refrescante e ótima para tomar durante os jogos.

Nascida nas panelas, a cerveja Cafuza Black IPA foi oficialmente lançada esta semana. Com toda a documentação em dia, a forte cerveja de 110 IBU’s (unidade de amargor) poderá ser normalmente comercializada em todo o Brasil.