15 de junho, 2014 - Belém

Beer Troppo


Estilo 

Steam Beer

Também conhecido como California Common, numa clara referência ao estado americano onde surgiu, é um estilo híbrido, pois o mosto é fermentado em altas temperaturas - normalmente usadas em cervejas Ale - porém utilizando leveduras Lager. Este processo começou no século XIX, devido à dificuldade em manter ambientes refrigerados. Assim, os cervejeiros de São Francisco fermentavam o líquido em tinas rasas para dissipar melhor o calor. Tradicionalíssima no mercado americano, a Anchor Steam Beer é praticamente a “mãe” do estilo nos tempos modernos. Sua história, datada de 1968, confunde-se com a história do renascimento do movimento das cervejarias artesanais americanas. Beber este líquido cobre, com notas frutadas e carameladas, é um convite ao passado. Não espere tanta complexidade desta breja, apenas aproveite-a num dia de calor (não muito difícil em Belém, convenhamos). A cerveja harmoniza bem com cenouras crocantes, cortadas em palitos. 


A Cervejaria: 

Harviestoun Brewery

Esta cervejaria escocesa é famosa mundialmente não por sua humilde história, mas por suas fantásticas cervejas. Fundada, no ano de 1986 em uma bicentenária fazenda no interior desse país, passou grandes dificuldades no início de suas atividades. O dinheiro era tão escasso na época, que suas tinas de cozimento eram utilizadas para a fabricação de geléias! Aos poucos, foi superando as adversidades e lançando cervejas excelentes. Produz com maestria tanto brejas Lager quanto alcoólicas Ales. Sua Schiehallion já foi considerada a melhor Lager do mundo, entre outros vários prêmios. Outra premiada cerveja é a Bitter & Twisted, eleita pela revista britânica Beers of the World como a melhor Ale do planeta. A grande virada aconteceu em 2007, quando anunciou parceira com umas das melhores fabricantes de single malts do mundo, a Highland Park. A linha Ola Dubh é toda maturada nos barris dos premiados produtos da destilaria escocesa. Destaque para a exclusiva - e extremamente complexa - Ola Dubh 40, que repousa por seis meses em barris que abrigaram o premiado Highland Park Single Malt 40 anos.


Novidades 

Cervejeiras

  •  Para comemorar seus 15 anos, a cervejaria Baden Baden lançou uma Helles Bock, versão clara da tradicional Bock alemã. O grande diferencial da Baden 15 Anos foi a utilização de lúpulos plantados em solo brasileiro, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. Vamos aguardar o resultado!
  •  Mais uma cervejaria brasileira começa suas atividades, consolidando o movimento de cervejas artesanais no país. Vem de Campinas a Cervejaria Landel, inicialmente com dois rótulos, ambos super recomendados. Uma Session American IPA, com baixo teor alcoólico, e a Dry Hopped German Pilsner.
  •  A paraense Amazon Beer venceu o concurso South Beer Cup, a “’Libertadores da América da Cerveja”. Concorrendo com diversas cervejarias sul-americanas, a Witbier Taperebá foi premiada com medalha de Ouro, a Forest Bacuri levou a Prata e a complexa Red Ale Priprioca abocanhou o Bronze, em suas respectivas categorias.