22 de novembro, 2015 - Belém

Beer Troppo


Templo da Cerveja: Open Baladin, em Roma

Este bar, numa rua escura e escondida de Roma, revela-se num templo do movimento cervejeiro italiano, iniciado por grande protagonismo de Teo Musso, dono do local e da cervejaria artesanal Baladin. O imenso balcão traduz o foco da casa: “Birre alla Spina”, a nossa famosa cerveja na pressão. São quase 40 torneiras com o que há de melhor na Itália, como as cervejarias Birra del Borgo, Del Ducato, Loverbeer, Extraomnes e, claro, a anfitriã Baladin. Além das torneiras, pode-se pedir a enxuta, mas excelente carta de cervejas em garrafa. O cardápio também é bem variado, com várias opções de petiscos e hambúrgueres (principalmente, se você estiver cansado de comer pasta!). Ir ao Open Baladin é programação obrigatória para os amantes de cervejas artesanais em visita à Cidade Eterna.

Novidades Cervejeiras

l A cervejaria paulista Júpiter gosta mesmo de lúpulos! Nesta semana, ela lançou mais uma IPA, a Talismã, com 7,3% de teor alcoólico e maturada com carvalho de tosta suave, conferindo leves notas de baunilha e caramelo.

l Para quem acha que a Itália só é boa em vinhos, é obrigatória a degustação dos rótulos da Brewfist que acabaram de chegar ao Brasil. Destaque para a Spaghetti Western Grappa Barrel, uma potente Stout envelhecida em barris de grappa. 

l Nasce, em São Paulo, mais um bar dedicado às cervejas artesanais. Mas este é diferente. O novo São Paulo Tap House trabalha apenas com cervejas brasileiras servidas na pressão. E olha que são 40 torneiras! Vale a visita.