26 de abril, 2015 - Belém

Beer Troppo


Templo da Cerveja

Beer Authority, em Nova York

Este excelente bar de cervejas especiais fica no coração turístico de Manhattan, bem próximo a Times Square. O ambiente é super informal, com mesas grandes - os locais adoram fazer um happy hour por lá - várias televisões transmitindo eventos esportivos e asinhas de frango no cardápio. Até poderia ser mais um lugar vendendo Bud Light, mas ao abrir a carta de cervejas logo entendemos o porquê do nome do bar. São mais de 60 torneiras jorrando ótimas brejas do mundo inteiro (o forte, claro, são as cervejas americanas). Allagash Curieux e AleSmith Extra Pale Ale foram as minhas escolhas on tap. Mas não pensem que acabou, as opções de garrafas também são incríveis. Para espantar o frio, acabei a noite com uma Goose Island Bourbon County Barley Wine. Excelente

Estilo:

Berliner

Weisse

Estilo de cerveja quase em extinção, é típico de Berlim e leva trigo na composição. Por ter caráter ácido e baixo teor alcoólico, geralmente é servido com algum xarope doce - o mais popular é o de framboesa. O amargor é praticamente inexistente por aqui. Um ótimo exemplo nacional é a curitibana Morada Liquid Rio, produzida em parceria com a americana Stillwater, e que leva pêssego na receita (fato que dispensa o uso de xaropes). 

Refrescante, frisante, levemente ácida e notas marcantes de pêssego são os atributos desse breja. Perfeita para tomar na praia, em um dia quente.

Novidades 

cervejeiras

A Cerveceria Mexicana pousa no país com o que há de melhor na sua linha. É a edição “Dia de los Muertos”, que trás estilos como Amber Ale, IPA, Hefeweizen e Porter

A cervejaria Serra de Três Pontas, responsável pela Cafuza, acaba de lançar mais um rótulo: a refrescante Branca de Brett - cerveja de trigo americana, fermentada com Brettanomyces (levedura que confere complexidade à breja).

Novidade belga no Brasil, a Kasteel Trignac XII é uma tripel maturada em barris de carvalho francês que eram usados para amadurecer conhaque, já chega com toda a pompa e arrancando suspiros. Merecido!