06 de abril, 2014 - Belém

Beer Troppo


Estilo: Irish Red Ale

Estilo criado no Reino Unido e muito consumido até hoje, principalmente na Irlanda, onde é possível encontrar versões de várias cervejarias nos incontáveis pubs do país. O nome já define a sua cor: vermelho-escura com espuma bege abundante, devido a utilização de maltes caramelizados e torrados na receita. Não espere encontrar sabor ou aroma de lúpulo nesta breja, aqui a estrela é o malte. Para conhecer o estilo, prestigie a paranaense Way Irish Red Ale que leva cinco tipos de maltes e lúpulos ingleses. No seu delicado e complexo aroma, surgem notas de caramelo, biscoito, toffee, amêndoas e leve tostado. O sabor acompanha o aroma, com um agradável dulçor e final seco. Tem corpo médio, 5% de teor alcoólico e ótima drinkability. Uma beleza para harmonizar com o clássico - e informal - sanduíche de pernil em lascas com cebola na chapa, no pão 'careca', é claro.

Cervejas para a Semana Santa (e Páscoa!)

Mais uma Semana Santa chegando... Tempo de celebrar, viajar e se deliciar com pratos de peixe e, principalmente, chocolate! Hoje, a coluna dá dicas de harmonização com os pratos típicos desta época. Vamos começar pela parte ‘saudável’ do feriado. Os pratos à base de pescados são geralmente leves - esqueça a moqueca baiana - e, por isso, precisam de cervejas leves e refrescantes para acompanhar. O estilo Pilsen cai bem com caldeirada ou peixe frito. Já os estilos que levam trigo, como Weizenbier e Witbier, preferem a companhia de peixes assados ou com molhos cítricos. Se o cardápio tiver bacalhau, escolha uma cerveja mais forte, como a Belgian Strong Golden Ale. Para os chocólatras, a harmonização deve ser feita por semelhança. Os chocolates amargos combinam com cervejas amargas e alcoólicas, como as do estilo Imperial Stout. Quem prefere chocolate ao leite, as Sweet Stout são perfeitas. A ‘regra da semelhança’ não vale para os chocolates brancos: aqui, a pedida é o contraste entre o doce do chocolate e as notas frutadas e ácidas das Fruit Beer (especialmente as de frutas vermelhas, como cereja ou framboesa).

Dica do Sommelier

A Páscoa é uma grande oportunidade para presentear com cervejas. No mercado, existem várias opções legais e fáceis de encontrar, como a Baden Baden Chocolate e a inglesa Meantime Chocolate. A Dado Bier foi além: lançou, em parceria com a famosa Kopenhagen, um kit com sua Double Chocolate Stout (que usa Chocolate Kopenhagen na receita) e várias barrinhas do doce para uma experiência completa. Para os mais exigentes, tem cerveja que é uma sobremesa completa: a Voodoo Doughnut Chocolate, Banana & Peanut Butter Ale, da americana Rogue Ales. Como o nome já denuncia, ela é feita com banana, chocolate e manteiga de amendoin!

Caio Guimarães

Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos

caio@amazonbeer.com.br