19 de outubro, 2014 - Belém

Beer Troppo


Estilo RobustPorter 

Como o nome sugere, este estilo inglês é uma versão da Porter mais encorpada e amarga, podendo chegar a 6,5% de teor alcoólico. As notas de torrefação do malte são dominantes, embora os lúpulos estejam lá em boa quantidade. Fácil de encontrar, a brasileira Colorado Demoiselle é um ótimo exemplo do estilo. A cerveja, como se não bastassem as notas de malte torrado características do estilo, tem adição de café, o que multiplica esta sensação. Chocolate e toffee também estão presentes, assim como o assertivo amargor, que leva equilíbrio à breja com seu final seco. Para harmonizar, a própria cervejaria sugere uma bela peça de cordeiro ou queijo gorgonzola.


Viagem
Etílica

Preparem-se para uma verdadeira maratona cervejeira em pleno Rio de Janeiro. Na segunda quinzena de novembro serão realizados dois festivais da mais alta qualidade. Primeiro, entre os dias 20 e 23, acontece o Mondial de la Bière, no Terreirão do Samba, oferecendo centenas de rótulos nacionais e importados, ao som de Rock e Blues. Na semana seguinte, de 27 a 30 de novembro, é a vez da versão carioca do Belgian Beer Weekend, evento realizado há 16 anos em Bruxelas. Mais uma vez, centenas de cervejas belgas disponíveis, algumas pela primeira vez no Brasil, além de palestras e jantares harmonizados. Precisa dizer mais?    


Novidades cervejeiras

  • Grande notícia para os fãs de Lambic! Chegaram as preciosas cervejas belgas da Oud Beersel, cervejaria fundada em 1882. Além dos rótulos regulares, veio também a linha Bzart, fermentada com levedura de champagne.

  • A gaúcha DaDo Bier acaba de lançar uma American India Pale Ale, seguindo a tendência do mercado. Sua versão do estilo tem 6,2% de álcool e muuuito lúpulo americano.

  • Finalmente chega ao Brasil uma das mais tradicionais cervejarias inglesas, a Samuel Smith. Por enquanto, apenas quatro rótulos: Oatmeal Stout, Taddy Porter, Nut Brown Ale e India Ale.