23 de março, 2014 - Belém

Beer Troppo


Estilo: Belgian Blond ale 

Estilo criado na Bélgica para competir com as Pilsen - cada vez mais poderosas na Europa - as Blond Ale tem cor clara e creme abundante. São frutadas e bem menos amargas que as cervejas tchecas. Um exemplar bastante conhecido no Brasil é a Leffe Blonde, que apresenta notas adocicadas e condimentadas. Bem equilibrado, o álcool pouco aparece nessa cerveja, deixando o floral do lúpulo e o dulçor dos maltes reinarem absolutos. Breja complexa e que, geralmente, tem um preço acessível no mercado, ou seja, vale muito a pena! Para aumentar o prazer na degustação, que tal harmonizá-la com o clássico salmão ao molho de maracujá?

Festival Brasileiro
da Cerveja 2014 

Na semana passada aconteceu o maior festival de cervejas do país, em Blumenau-SC. O Festival Brasileiro de Cerveja dobrou de tamanho este ano, não só em espaço físico como em número de participantes, com cerca de 400 rótulos disponíveis para degustação, praticamente uma Disneylândia para adultos. O evento foi marcado por muita animação, ótimas bandas musicais e comida alemã da melhor qualidade. Várias cervejarias aproveitaram para lançar novas cervejas, como a mineira Wäls e sua Session Citra, deliciosa IPA com baixo teor alcoólico (3,9%). A cervejaria Baldhead lançou a ótima Kojak IPA e a Dum, de Curitiba, inovou com uma Double Witbier com casca de laranja baia. 

Mas, os melhores lançamentos, na minha opinião, vieram da cervejaria Morada Cia. Etílica: a Hop Arábica - American Blond Ale com adição de café; e a Wheat Wine Sour - envelhecida em barril de vinho, azedinha, condimentada e fabulosa. Em paralelo ao festival, aconteceu o II Concurso Brasileiro de Cerveja, competição entre 81 cervejarias em 76 estilos. E adivinhem quem foi a grande campeã? A nossa Amazon Beer! A cerveja Stout Açaí surpreendeu a banca de 25 jurados, alguns estrangeiros, desbancou cervejas consagradas no eixo Sul-Sudeste - foram 414 cervejas inscritas - e abocanhou o título de Melhor Cerveja do Brasil, alcançando a marca de 91 pontos em 100 possíveis.

A cervejaria paraense ainda ganhou medalha de Bronze com os rótulos Forest Bacuri e Witbier Taperebá. Quem também se deu bem, foi a paranaense Bodebrown, que, pela segunda vez consecutiva, foi coroada a Melhor Cervejaria do Brasil. Para quem não conseguiu ir nesta edição do Festival, fica a dica para não perder o próximo, será melhor ainda!

Novidades 
Cervejeiras

A cervejaria Eisenbahn, de Santa Catarina, lançou uma IPA, chamada Frosty Bison. Com a pegada dos lúpulos americanos, esta cerveja só terá distribuição nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mais uma vez, ficamos de fora...

Na bagagem da importadora Lorch, estão chegando mais rótulos da cervejaria japonesa Hitachino Nest. Serão três: Ginger Ale, IPA e a Commemorative Ale, que leva, dentre outras coisas, coentro, canela e baunilha em grãos