01 - Trasladado para Ananindeua

A primeira procissão do Círio, é rodoviária saindo da Basílica Santuário, passando pelos municípios de Ananindeua e Marituba, com destino a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. Tem cerca de 55 quilômetros e dura mais de 12 horas, com a participação de 1,3 milhão de fiéis. Começa na manhã da sexta-feira e se estende até a noite.

02 - Romaria Rodoviária

Mais uma romaria por terra. Dessa vez a Imagem Peregrina sai da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, com destino ao distrito de Icoaraci, num percurso de 24 quilômetros, até o trapiche do Distrito. Acontece na manhã do sábado, num trajeto de 24 quilômetros e a participação de 300 mil pessoas.

03 - Romaria Fluvial

Ainda na manhã do sábado, as homenagens seguem pelo rio. Ao chegar no Trapiche, a Imagem é colocada em uma embarcação, que é seguida por outras centenas, na Romaria Fluvial até a Escadinha do Ver-o-peso, em Belém. O percurso é de mais de 18 quilômetros.

04 - Motoromaria

Novamente homenagens por terra, com a recepção da Imagem Peregrina pelos motoqueiros, na Escadinha do Cais do Porto, no início da tarde do sábado. De lá eles a acompanham em motoromaria, até o Colégio Gentil Bittencourt, percorrendo quase 3 quilômetros, sendo seguida por 15 mil motos.

05 - Trasladação

No final da tarde do sábado, a Imagem Peregrina segue em procissão luminosa pelas principais ruas da capital, sendo acompanhada por uma multidão de 1,4 milhões de romeiros, até a chegada na Catedral Metropolitana de Belém, no final da noite.

06 - Círio

A grande procissão do Círio começa nas primeiras da manhã do domingo, reunindo mais de dois milhões de fiéis, que caminham da Catedral de Belém até a Basílica Santuário. No caminho, assim como na procissão anterior, os romeiros pagam promessas de formas variadas, especialmente com objetos de cera, que representam graças alcançadas.

07 - Cicloromaria

Uma semana depois da Trasladação, os ciclistas homenageiam a Virgem em procissão matinal de bicicletas, que percorre um trajeto diferente a cada ano, com saída da Praça Santuário de Nazaré. Reúne cerca de cinco mil participantes, em 9 quilômetros de percurso.

08 - Romaria da Juventude

Procissão vespertina no mesmo sábado da cicloromaria. Momento em que os jovens se reúnem para suas homenagens, animadas por um trio elétrico. Tem como objetivo integrar todas as comunidades que fazem parte das paróquias.

09 - Romaria das Crianças

Uma semana após a grande procissão do Círio é a vez das crianças renderem graças à Nossa Senhora de Nazaré. Sai da Praça Santuário, no domingo após o Círio, percorre ruas do entorno do bairro e retorna para o ponto de partida. Conta com cerca de 300 mil pessoas, entre crianças e adultos.

10 - Romaria dos Corredores

A nova homenagem foi incluída logo após a Romaria das Crianças no domingo. É o primeiro ano que ela será realizada. Corredores de rua acompanham a Imagem Peregrina em corrida de trote, de baixo impacto. A saída será da Praça Santuário, com percurso no entorno e retorno ao ponto de partida.

11 - Procissão da Festa

Penúltimo evento das romarias, que muda a cada ano. Logo após a procissão dos corredores é a chance dos organizadores da festa de fazer suas homenagens.

12 - Recírio

Marca o encerramento da Quadra Nazarena, ocorrendo 15 dias após o início da festividade. Começa com uma missa campal na Praça Santuário, às 6h da manhã; e ao final, há o retorno da Imagem original ao Glória, altar-mor na Basílica Santuário. Após a cerimônia, a Imagem Peregrina, que participa de todas as procissões segue de volta, em procissão até o Colégio Nazaré, onde é guardada até o Círio do próximo ano.